
segunda-feira, 3 de maio de 2010
INTRODUÇÃO
De origem anglo-saxônica portifólio significa: conjuntos de títulos e ações de um investidor, individual ou institucional.Refere-se também como um documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora ou dentro das escolas, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem experimental.
O Portfólio é um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso, voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto, identificando possíveis potenciais problemas que possam ocorrer no decorrer do processo.
Portfólios na Educação
Na educação constitui uma estratégia que procura corresponder às necessidades de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem de modo a assegurar-lhe uma cada vez melhor compreensão, e mais elevados índices de qualidade.
O portfólio apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção de conhecimentos e, desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
Nessa dimensão do portofólio- ensino- aprendizagem, esse método apresentado, requer uma atenção especial do aluno, seja proposto de maneira individual ou coletiva, ele abarca uma característica especial que é a expressão crítica do aluno e isso futuramente os tornaram mais sábios sob vários pontos de vista, principalmente no que diz respeito a dança e alguns dos seus subsídios.
Estrutura do modelo proposto
O modelo apresenta-se como uma estrutura simples, porém bem diversificada e é dividida da seguninte forma:
· Introdução,
· Desenvolvimento pessoal,
· Desenvolvimento profissional,
· Desenvolvimento acadêmico,
· Desenvolvimento dos assuntos abordados na disciplina
· Conclusão,
· Anexos e
· Bibliografia.
Obs: O modelo exigido não conterá índice e capa, pois o mesmo será blogado.
Como o portifolio será em equipe, no caso em três: Arthur, Cintia e Nadiel, para os desenvolvimentos pessoal, profissional e acadêmico, cada um apresentará suas atribuições, sendo que respectivamente para cada um dos participantes será representados com numerações de 1 a 3.
O portfólio tem como uns dos seus objetivos, aprofundar os conhecimentos no sentindo da construção crítica, baseado em alguns temas abordados especificamente na disciplina de dança e de maneira secundária outros temas que fazem correlação ou interdisciplinaridade com outras disciplinas.
ARTHUR VON-SOHSTEN DE ARAÚJO

1 Desenvolvimento pessoal
Iniciei meus estudos aos quatro anos de idade, em colégio particular, aos sete anos estudei em escola pública, onde passei dez anos da minha vida e terminei o ensino médio.
Comecei preparar-me pro vestibular da UFPB no terceiro ano do ensino médio, fiz as três provas do PSS e não consegui passar, então fiz cursinho para preparar-me melhor e sentir mais seguro nas provas. Fui bem e passei no curso que sempre quis: Educação Física. Todos da Minha família ficaram felizes! Juntei-me com uns amigos e fizemos uma comemoração para celebrar essa vitória.
Todo mundo sempre dizia que faculdade era um mundo totalmente diferente do que se vê na escola e que certamente esqueceria as amizades conquistadas na escola e cultivaria apenas as novas amizades da faculdade. Comigo essa história não colou (risos). Cultivo sim, as amizades de verdade que conquistei na universidade, mas não me esqueci daqueles que sempre estiveram comigo durante dez anos no colégio.
Durante a semana fico em casa, apenas nos finais de semana que saiu com os amigos, aonde geralmente vamos pra algum show ou dar uma volta na praia à noite, ou qualquer outro evento não programado, decidimos ir na hora, aproveitamos esse momento para nos divertimos e darmos bastante risadas.
Decidi escolher o curso de educação física por que sempre estive ligado a esportes e admirava muito a área de saúde, tinha curiosidades de aprender mais sobre o corpo humano em geral. Desde pequeno eu já gostava de praticar esportes, mas escolhi evoluir no voleibol que é o esporte que pratico há mais tempo, desde os 12 anos já treinava na escolinha do colégio (Sesquicentenário).
Hoje sou muito satisfeito com o que faço e admiro mais ainda o curso de educação física que superou as minhas expectativas. Pretendo concluir o curso e fazer uma pós-graduação para me especializar melhor na área. O curso de educação física me trouxe novas amizades e novos conhecimentos que jamais irei esquecer.
1.2 Depoimentos
Há três anos e meio mais ou menos, tive a sorte de ganhar como filho Arthur, garoto responsável, carinhoso, estudioso, enfim... Um filho que todo pai almeja em ter. Com isto me torno super orgulhoso e visualizando um futuro muito promissor pra ele, que com estas características tem tudo para se tornar um grande homem, um grande amigo, enfim um ENORME SER HUMANO.
· Por Roberta Michelly (Mãe):
Falar sobre Arthur é falar sobre coisas boas... É falar sobre amor, carinho, ternura! O admiro não apenas pela beleza, pelo sorriso, pelo olhar marcante, mas, sobretudo pelo ser humano fantástico... Humano, sincero, verdadeiro e apaixonante!
Falar sobre Arthur é falar sobre orgulho. Tive uma imensa sorte de tê-lo como filho, já que filho não se escolhe, assim como pai e mãe. Se possível fosse, gostaria de tê-lo novamente como filho na próxima vida, assim poderíamos cada vez mais ajustar nossas “diferenças”... evoluir o nosso amor!
Acredito que Arthur é um desses seres iluminados que sempre deixa em nós algo de bom, de agradável. Calmo, paciente, discreto, inteligente e amável. É assim que o defino. Características essas que invejo, mas que faz com que a cada dia o admire mais e tenho certeza que o conduzirá a um caminho brilhante!
1.Desenvolvimento Profissional
Com relação ás áreas de trabalhos em que pude atuar relacionados à educação física não foram muitas, porém passei duas semanas trabalhando no projeto “Segundo Tempo” da Prefeitura de João Pessoa, que tem como objetivo levar esporte e lazer para crianças, adolescentes e jovens das periferias das cidades e resultar em qualidade de vida para a população, além de diminuir a violência, melhorar o rendimento escolar e fazer o participante interagir com a comunidade. Com relação à dança, não atuei profissionalmente nessa área, mas sei que existem áreas para se atuar, também em academias, mas não pretendo atuar nessa área.
Hoje, atuo como Personal Dog. Começou por incentivo da minha tia, que me remunerava por passear com o seu cão, a vizinhança gostou da idéia e me procurou. Pesquisei na internet e vi que essa área realmente é muito procurada hoje em dia para os donos que não têm tempo ou que não têm disposição para levar o seu cão para passear e é nesse momento que o personal dog é procurado. Sempre gostei de animais, desde pequeno, e to adorando ter que atuar nessa área. Consegui unir o útil ao agradável.
1. Desenvolvimento Acadêmico
Da disciplina de dança eu espero desenvolver e evoluir a minha criatividade para utilizar movimentos corporais e aplicá-los em coreografias. Espero um dia poder ensinar alguém a dançar como eu aprendi durante a minha graduação em educação física.
CYNTIA NISLANE PEREIRA DA SILVA

2 Desenvolvimento pessoal
Chamo-me Cyntia Nislane Pereira da Silva, tenho 21 anos, atualmente estou cursando o terceiro período do curso de bacharelado em Educação Física (EF) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Terminei o ensino médio no ano de 2005 prestei vestibular e não passei, vindo a passar apenas no PSS-2009. Nesse meio tempo (2006 à 2008) prestei vestibular para outras instituições e passei no vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no ano de 2007 par ao curso de Arquivologia. Durante algum tempo me dividia entre as aulas na UEPB e um emprego em uma loja de departamento, mas com a aprovação no curso de EF da UFPB, pedi demição do trabalho para me dedicar aos dois cursos. Entretanto, nem tudo aconteceu como planejado, o curso de EF me ocupava muito tempo, então abandonei o curso de Arquivologia e passei a me dedicar apenas ao curso de EF que sempre desejei fazer.
Se tratando da minha vida familiar, tenho uma ótima relação com todos, tendo uma maior proximidade com a família materna, já que a minha família paterna reside em outro estado. Moro com meu pai e uma irmã mais nova, sempre tive a minha avó materna como uma segunda mãe, principalmente após o falecimento da minha mãe, 1 ano atrás.
Sou uma pessoa fácil de conviver, o problema é que sou muito fechada tendo dificuldades de me aproximar ou deixar que as outras pessoas se aproximem. Por esse motivo não sou uma pessoa muito popular que conhece e fala com Deus e o mundo, sendo assim perco em quantidade, mas ganho mais, muito mais em qualidade, pois os poucas amigos que tenho são muito especiais em minha vida.
Nos fins de semana procuro curtir festinhas e baladas, mas também gosto de programinhas mais tranqüilos como shopping, cinema, feirinha (praia à noite) sempre acompanhada de amigos. Apesar disso, tem momentos que prefiro ficar em casa assistindo um bom filme, saboreando um brigadeiro de panela e de preferência com uma ótima companhia ao meu lado.
Chamo-me Cyntia Nislane Pereira da Silva, tenho 21 anos, atualmente estou cursando o terceiro período do curso de bacharelado em Educação Física (EF) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Terminei o ensino médio no ano de 2005 prestei vestibular e não passei, vindo a passar apenas no PSS-2009. Nesse meio tempo (2006 à 2008) prestei vestibular para outras instituições e passei no vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no ano de 2007 par ao curso de Arquivologia. Durante algum tempo me dividia entre as aulas na UEPB e um emprego em uma loja de departamento, mas com a aprovação no curso de EF da UFPB, pedi demição do trabalho para me dedicar aos dois cursos. Entretanto, nem tudo aconteceu como planejado, o curso de EF me ocupava muito tempo, então abandonei o curso de Arquivologia e passei a me dedicar apenas ao curso de EF que sempre desejei fazer.
Se tratando da minha vida familiar, tenho uma ótima relação com todos, tendo uma maior proximidade com a família materna, já que a minha família paterna reside em outro estado. Moro com meu pai e uma irmã mais nova, sempre tive a minha avó materna como uma segunda mãe, principalmente após o falecimento da minha mãe, 1 ano atrás.
Sou uma pessoa fácil de conviver, o problema é que sou muito fechada tendo dificuldades de me aproximar ou deixar que as outras pessoas se aproximem. Por esse motivo não sou uma pessoa muito popular que conhece e fala com Deus e o mundo, sendo assim perco em quantidade, mas ganho mais, muito mais em qualidade, pois os poucas amigos que tenho são muito especiais em minha vida.
Nos fins de semana procuro curtir festinhas e baladas, mas também gosto de programinhas mais tranqüilos como shopping, cinema, feirinha (praia à noite) sempre acompanhada de amigos. Apesar disso, tem momentos que prefiro ficar em casa assistindo um bom filme, saboreando um brigadeiro de panela e de preferência com uma ótima companhia ao meu lado.
2.1 Depoimentos
· Por Mauri Joaquim da Silva (pai)
Cyntia é uma garota como muitas outras, boa filha, boa irmã e uma boa amiga. Aqui em nossa casa agora por ocasião do destino somos apenas três e quando estamos com problemas ou deprimidos sentamos e conversamos.
Ela é de falar pouco, apenas o necessário. Mais é muito segura em suas decisões. É muito educada, estudiosa e meiga, ela é um amor de pessoa. Por esses e por muitos outros motivos é que eu a amo hoje e sempre.
· Por Luma de Brito (amiga)
Falar dela parece ser difícil, pelo fato dela ser fechada, calada, sem muito papo, até mesmo por parecer muda, mais posso defini-la como um TESOURO! É isso mesmo, Cyntia é uma espécie de tesouro, ou melhor, Um DIAMANTE.
É difícil de encontrar e quando se é encontrada temos que guardá-la para não correr o risco de perdê-la. Uma jóia raríssima, sem preço... Que muita gente gostaria de ter mais só os privilegiados conseguem. FATO!
É uma pessoa de personalidade forte, caráter, disposição, tolerante, compreensiva, amorosa e muito generosa... Ajuda as pessoas sem esperar nada em troca, Por compreender a natureza humana, sabe perdoar, Atrai as pessoas em busca de compaixão e generosidade.
Precisa de liberdade para expressar suas emoções e usar sua intuição no trabalho, mostra a pessoa que é interiormente... E acho isso lindo >.< É muito sincera, Revela como pensa, sente e age... Até quando sabe que isso vai magoar alguém. É criativa e gosta de compartilhar tudo com os outros é o tipo de pessoa que não consegue guardar suas idéias só para si. Sempre de bom astral, não tem tempo ruim para ela, a casa da pegando fogo e ela está lá, Calma... hehe =P Uma pessoa Linda por dentro e por fora, que com certeza sabe valorizar as pequenas coisas. Pessoa AMIGA que quando você precisar sabe que estará lá pronta para te ajudar, companheira e Parceira, assim que ela é para mim. Amo você Nislane. Pra sempre minha Pocahontas, Beyonce, Parêa...
· Por Alysson Carlos ("amigo")
Através do seu sorriso cativante já podemos identificar vários traços de sua personalidade, entre elas sua verdadeira amizade, onde aqueles que desfrutam de sua companhia podem sentar juntos a qualquer momento do dia e dar várias gargalhadas de velhaas histórias ou até mesmo desfrutarem do seu ombro amigo tomando assim força para continuar sua jornada. Também não poderia deixar de escrever sobre seu equilíbrio onde podemos enxergar: serenidade, paz e harmonia trazendo para aqueles que estão a sua volta uma bela sensação de conforto e bem estar. É isso ai! Ter você como amiga é um verdadeiro privilégio.
2.Desenvolvimento profissional
Até o momento infelizmente não tenho nenhuma experiência profissional no campo da Educação Física, mas estou à procura e pretendo encontrar alguma atividade que me faça por em pratica os conhecimentos que estão sendo teorizados ao longo do curso.
Em se tratando do campo especifico da dança, não tenho muita expectativa profissional nessa área. Isso se deve ao fato que não tenho muita vivência nesse ramo da Educação Física. Mas isso não significa dizer que não pretendo trabalhar nessa área, tenho apenas que procurar mais experiências e vivências pratica para poder aumentar minhas expectativas quanto ao campo profissional da dança na Educação Física.
2.Desenvolvimento acadêmico
A disciplina de dança do curso de Educação Física de UFPB procura passar todos os conteúdos da dança de forma que todos possam entender sua história e evolução de forma teórica e pratica para que todos os alunos da disciplina possam ter um mínimo de vivência.
Durante as aulas teóricas tento sempre prestar atenção aos conteúdos anotando as partes principais para fazer um pequeno resumo em meu caderno. Gosto muito das aulas praticas e procuro participar de todas as atividades e dinâmicas propostas.
NADIEL CAVALCANTE DE SOUSA

3.Desenvolvimento pessoal
Ás vezes nos perguntamos, quem somos nós? Essa pergunta gera uma série de dúvidas principalmente para quem vai alto descrever- se. Saber nosso nome é fácil, dificíl é saber entender de como nossas vidas funcionam.
Pois bem, me chamo Nadiel cavalcante de sousa, artisticamente Nadiel Du Vale e para os íntimos Nady, tenho 28 anos, nasci no dia 10/07/1981, na cidade de Santa Cruz, Pb.
Meu relato começa com minha vida em família. Quando pequeno era muito pobre, eramos em 8 e meu pai tinha quer ir para outra cidade trabalhar, tinha dificuldade de estudar e de alimentar-se direito por questões financeiras.
Terminei o ensino médio em 1998 quando tinha 17 anos, depois fui procurar algo que ganhasse dinheiro, foi quando acabei estreando o mundo da dança, comecei trabalhar em bandas de forró. No começo foi dificil, pois as bandas eram pequenas e não pagavam bem, mais tarde com indicações, fui procurado por bandas melhores, onde cheguei a conhecer muitas cidades do Brasil e até gravar programas de níveis bem qualificados.
No ano de 2006, estava fazendo um show quando soube uma notícia que me abalou muito, minha mãe tinha morrido. Passei quatro meses morto também, foi quando assistindo TV, vi depoimentos de pessoas que estavam piores que eu, levantei minha cabeça e falei pro meu pai: Quero estudar!!!
Em menos de seis meses passei no técnico de enfermagem na UFCG, logo mais em engenharia de alimentos na UFCG e ultimamente em educação fisica na UFPB. Desse tempo pra cá tudo mudou em minha vida. No periodo que fazia engenharia de alimentos, dava aula de dança em uma academia, comecei também à trabalhar no PETI da minha cidade dando aulas de dança.
Sou uma pessoa bem aberta e procuro no máximo me integrar aos outros no que diz respeito ao convívio amigável. Adoro fazer amizades, só que tenho um problema, sou sincero e poucas pessoas adotam amigos com essa qualidade ou defeito. Minha lista de amigos ultrapassa a casa dos 20, mas considero os mais fiéis aqueles que são da minha família.
Sou baladeiro de plantão, adoro sair pra beber, cantar, fumar, dançar, namorar e conversar. Também amo estudar e tento de todas as formas separar essas duas delícias que a vida me proporciona.
Nunca fiz trabalhos voluntários, mas pretendo ter essa experiência e ser uma pessoa mais ativa nos problemas que assolam principalmente a comunidade carente.
3.1- Minha definiçao da turma em uma palavra
· Rodrigo- legal
· Marcella- irreverente
· Dryelly- espontâneo
· Nando- extrovertido
· Thalysson- ansioso
· Terezinha- raparigo
· Tuanny- sincero
· Luan- puxa-saco
· Cyntia- interessante
· Arthur- baladeiro
· Victor- esforçado
· Thiago- brincalhão
· Ewerto- bagunceiro
· Romário- taradinho
3.2- Depoimentos
· Por kelianny Nonato
Pensar em Nadiel é pensar em várias pessoas ao mesmo tempo. Não que ele tenha desvio de personalidade não. É que Nadiel é um misto de emoções, atitudes e reações.
A mesma pessoa que nos tranqüiliza e que repete sempre a mesma máxima ‘Calma’ e que tem paciência para atividades manuais é também aquele que quando a situação é com ele, fica ansioso e desesperado, não tem quem o peça para ser tranqüilo por que isso não irá acontecer. Nadiel tem muita garra para lutar pelos seus sonhos, mas é o ser humano mais negativo que conheço, sempre pensa que tudo vai dar errado.
Se alguém falhar com ele não se preocupe, ele não consegue ficar chateado por muito tempo, contudo, ele nunca esquecerá uma dor provocada por uma pessoa que ele ame. Ele pode estar triste e deprimido, mas todos os dias simplesmente ele acorda cantando e sorrindo ás 5 e 40 da manhã.
· Por Cidinha Andrade
Como passar para essas poucas linhas o quanto Nadiel Cavalcante de Sousa conhecido como Nadiel Du Vale é importante para meu viver? Amigo e irmão moramos juntos há sete meses, saímos do interior para a capital, viemos estudar em busca de um futuro melhor. Nesses sete meses de convivência deu pra percebe a pessoa carinhosa, extrovertida, brincalhona, engraçada e que cativa a todos ao seu redor, não tem como não gosta de Nadiel Du Vale, ele realmente sabe como conquistar as pessoas.
Uma das suas muitas qualidades é querer ver sempre as pessoas de bem com a vida, fazendo o possível para que isso aconteça, até pintar o seu cabelo se isso for preciso, como foi o meu caso. Hoje sou outra pessoa depois da transformação que passei, ele mudou meu cabelo radicalmente e minha alta estima, ele Sabe como fazer uma pessoa feliz. Não esquecendo o menino estudioso e dedicado que és. Estudando na Universidade Federal da Paraíba, aluno do curso de Ed. Física mais uma vez Nadiel se destaca entre seus colegas, sendo escolhido recentemente para monitoria, é realmente não poderia haver escolha melhor.
Encerrando aqui, pois poderia falar folhas e mais folhas, sobre está pessoal tão especial que é meu amigo e irmão que amo tanto. Acredite em mim quando digo Eu te amo.
· Por Pedro Moreira
Eu moro com Nadiel há uns 8 meses, antes disso a gente nunca tinha trocado nenhuma palavra, mas já me sinto a vontade para falar dele, pois sua transparência deixa muito claro seus sentimentos. É muito simples saber se Nadiel está triste, feliz, com raiva, etc. o que mais eu admiro nele é a vontade de querer agradar a todos e às vezes pessoas que não o agradam. Ele é uma amizade para todas as horas e não volta atrás em suas palavras e olha que só fazem 8 meses que eu o conheço, mas sei que nossa” irmandade” e confiança vai durar até o final de nossas vidas.
Nadiel não é só esse anjinho que eu retratei até agora, tem uma coisa que me incomoda bastante, pois ele é altamente capaz e muito inseguro, acaba até desistindo das coisas por insegurança. Têm coisas que Nadiel “dá a cara a tapa” com a maior garra do mundo e têm coisas simples que por medo do que as pessoas vão achar ou por uma simples decepção ele acaba entregando os pontos, mas ele ta mudando isso, não é a toa que hoje ele é monitor da UFPB. Por fim, eu não consigo enxergar Nadiel sem esse “bum!” de sentimentos e experiências de vida, não consigo ver Nadiel sem lutas, sem tristesas e alegrias, sem emoções, sem companheirismo, sem amor e ódio, sem esperança, sem vitórias, etc., pois a cada dia que passo eu consigo e quero ver mais Nadiel!
3.Desenvolvimento profissional
Como já tinha citado que trabalhava com a dança, futuramente quero especializar-me na área. A dança para mim é uma arte fantástica porque para dominá-la é preciso ter vários conhecimentos no que diz respeito a movimentos, ritmo, coreografias, figurino, etc. Na verdade a tradução dela para mim é como se existisse um sentimento entre a pessoa e a mesma, você tem que tratá-la com carinho e depois mostrar com amor o que criou e através disso, você poderá observar nos olhares do público o verdadeiro sentimento da dança através do espetáculo.
Quando parei por um tempo de dançar, logo após a morte de minha mãe, fiquei sem ânimo pra tudo, até para a dança, fiquei um tempo sem lembrar- me de todos os momentos maravilhosos que passei, mas a intuição foi mais forte e voltei aos palcos da vida por um mínimo tempo.
Em 2007, estudava na UFCG de Pombal ao mesmo tempo em que procurava trabalhar de novo com a dança, se eu que possa chamar de “dança”, falo isso porque não tive estrutura ou base alguma de como fazer certos movimentos e o que eles representavam. Procurei algo que estivesse dentro dos parâmetros da dança, ressaltando fui influenciado por um amigo que cursava dança na UFBA que dizia- me: véi tu dança demais!Comecei correr atrás desse “sonho” e achei uma academia pra dar aulas de forró, pois não é que todo mundo gostou! Foi oito meses de experiência com o ensino da dança e sua metodologia.
Tudo era novo e ao mesmo tempo tão velho, foi quando peguei mais gosto por tudo aquilo, lancei mão da engenharia e parti pra cá, misturando o útil com o agradável e até agora está tudo perfeito. Sempre falo: aonde a dança está estou também!
Sim, meu maior orgulho é o grupo de xote que faço formado por um grupo de 15 meninas que são integrantes do PETI, sou coreografo e nos períodos juninos apresentamos um espetáculo para a população da nossa cidade e outras circunvizinhas.
Todas essas experiências me fazem cada vez mais buscar a dança como refúgio. Agora com a disciplina de dança estou mais animado pra tudo isso, espero absorver tudo e um pouco mais para depois pôr em prática todos meus conhecimentos.
3.Desenvolvimento acadêmico
A disciplina de dança para mim é uma das mais importantes desse período. Não sou um aluno tão aplicado ou pontual, porém esforço-me para está contextualizado dentro da disciplina. Dessa forma nas aulas procuro ser ativo, fazendo perguntas e expondo meu ponto de vista.
As perspectivas são as melhores possíveis, temos uma professora muito aplicada e conhecedora do mundo da dança, isso me faz ficar ansioso para saber o final desse show que intitulo agora de “a educação física e a dança”.
Após serem vistos os assuntos na teoria em sala de aula, sempre fazemos uma parte prática retratando o que foi exposto anteriormente, ficando mais fácil absorver os conteúdos, infelizmente que o tempo é pouco e ficou a desejar na aula de balé, mas ressaltando o assunto e grande e tem muitas nomenclaturas com nomes franceses que é tanto difícil de falar como fazer. Uma coisa que chama bastante a atenção é a utilização de utensílios nas aulas práticas e a interação entre grupos.
Portanto o assunto de dança é muito bem abordado, nos dando uma grande base, principalmente para aqueles que querem de alguma forma querem assumir o papel de professor de dança, o seguinte é esse, que interessa procura todas as formas para adquirir conhecimentos e sempre ser melhor no que faz.
Ás vezes nos perguntamos, quem somos nós? Essa pergunta gera uma série de dúvidas principalmente para quem vai alto descrever- se. Saber nosso nome é fácil, dificíl é saber entender de como nossas vidas funcionam.
Pois bem, me chamo Nadiel cavalcante de sousa, artisticamente Nadiel Du Vale e para os íntimos Nady, tenho 28 anos, nasci no dia 10/07/1981, na cidade de Santa Cruz, Pb.
Meu relato começa com minha vida em família. Quando pequeno era muito pobre, eramos em 8 e meu pai tinha quer ir para outra cidade trabalhar, tinha dificuldade de estudar e de alimentar-se direito por questões financeiras.
Terminei o ensino médio em 1998 quando tinha 17 anos, depois fui procurar algo que ganhasse dinheiro, foi quando acabei estreando o mundo da dança, comecei trabalhar em bandas de forró. No começo foi dificil, pois as bandas eram pequenas e não pagavam bem, mais tarde com indicações, fui procurado por bandas melhores, onde cheguei a conhecer muitas cidades do Brasil e até gravar programas de níveis bem qualificados.
No ano de 2006, estava fazendo um show quando soube uma notícia que me abalou muito, minha mãe tinha morrido. Passei quatro meses morto também, foi quando assistindo TV, vi depoimentos de pessoas que estavam piores que eu, levantei minha cabeça e falei pro meu pai: Quero estudar!!!
Em menos de seis meses passei no técnico de enfermagem na UFCG, logo mais em engenharia de alimentos na UFCG e ultimamente em educação fisica na UFPB. Desse tempo pra cá tudo mudou em minha vida. No periodo que fazia engenharia de alimentos, dava aula de dança em uma academia, comecei também à trabalhar no PETI da minha cidade dando aulas de dança.
Sou uma pessoa bem aberta e procuro no máximo me integrar aos outros no que diz respeito ao convívio amigável. Adoro fazer amizades, só que tenho um problema, sou sincero e poucas pessoas adotam amigos com essa qualidade ou defeito. Minha lista de amigos ultrapassa a casa dos 20, mas considero os mais fiéis aqueles que são da minha família.
Sou baladeiro de plantão, adoro sair pra beber, cantar, fumar, dançar, namorar e conversar. Também amo estudar e tento de todas as formas separar essas duas delícias que a vida me proporciona.
Nunca fiz trabalhos voluntários, mas pretendo ter essa experiência e ser uma pessoa mais ativa nos problemas que assolam principalmente a comunidade carente.
3.1- Minha definiçao da turma em uma palavra
· Rodrigo- legal
· Marcella- irreverente
· Dryelly- espontâneo
· Nando- extrovertido
· Thalysson- ansioso
· Terezinha- raparigo
· Tuanny- sincero
· Luan- puxa-saco
· Cyntia- interessante
· Arthur- baladeiro
· Victor- esforçado
· Thiago- brincalhão
· Ewerto- bagunceiro
· Romário- taradinho
3.2- Depoimentos
· Por kelianny Nonato
Pensar em Nadiel é pensar em várias pessoas ao mesmo tempo. Não que ele tenha desvio de personalidade não. É que Nadiel é um misto de emoções, atitudes e reações.
A mesma pessoa que nos tranqüiliza e que repete sempre a mesma máxima ‘Calma’ e que tem paciência para atividades manuais é também aquele que quando a situação é com ele, fica ansioso e desesperado, não tem quem o peça para ser tranqüilo por que isso não irá acontecer. Nadiel tem muita garra para lutar pelos seus sonhos, mas é o ser humano mais negativo que conheço, sempre pensa que tudo vai dar errado.
Se alguém falhar com ele não se preocupe, ele não consegue ficar chateado por muito tempo, contudo, ele nunca esquecerá uma dor provocada por uma pessoa que ele ame. Ele pode estar triste e deprimido, mas todos os dias simplesmente ele acorda cantando e sorrindo ás 5 e 40 da manhã.
· Por Cidinha Andrade
Como passar para essas poucas linhas o quanto Nadiel Cavalcante de Sousa conhecido como Nadiel Du Vale é importante para meu viver? Amigo e irmão moramos juntos há sete meses, saímos do interior para a capital, viemos estudar em busca de um futuro melhor. Nesses sete meses de convivência deu pra percebe a pessoa carinhosa, extrovertida, brincalhona, engraçada e que cativa a todos ao seu redor, não tem como não gosta de Nadiel Du Vale, ele realmente sabe como conquistar as pessoas.
Uma das suas muitas qualidades é querer ver sempre as pessoas de bem com a vida, fazendo o possível para que isso aconteça, até pintar o seu cabelo se isso for preciso, como foi o meu caso. Hoje sou outra pessoa depois da transformação que passei, ele mudou meu cabelo radicalmente e minha alta estima, ele Sabe como fazer uma pessoa feliz. Não esquecendo o menino estudioso e dedicado que és. Estudando na Universidade Federal da Paraíba, aluno do curso de Ed. Física mais uma vez Nadiel se destaca entre seus colegas, sendo escolhido recentemente para monitoria, é realmente não poderia haver escolha melhor.
Encerrando aqui, pois poderia falar folhas e mais folhas, sobre está pessoal tão especial que é meu amigo e irmão que amo tanto. Acredite em mim quando digo Eu te amo.
· Por Pedro Moreira
Eu moro com Nadiel há uns 8 meses, antes disso a gente nunca tinha trocado nenhuma palavra, mas já me sinto a vontade para falar dele, pois sua transparência deixa muito claro seus sentimentos. É muito simples saber se Nadiel está triste, feliz, com raiva, etc. o que mais eu admiro nele é a vontade de querer agradar a todos e às vezes pessoas que não o agradam. Ele é uma amizade para todas as horas e não volta atrás em suas palavras e olha que só fazem 8 meses que eu o conheço, mas sei que nossa” irmandade” e confiança vai durar até o final de nossas vidas.
Nadiel não é só esse anjinho que eu retratei até agora, tem uma coisa que me incomoda bastante, pois ele é altamente capaz e muito inseguro, acaba até desistindo das coisas por insegurança. Têm coisas que Nadiel “dá a cara a tapa” com a maior garra do mundo e têm coisas simples que por medo do que as pessoas vão achar ou por uma simples decepção ele acaba entregando os pontos, mas ele ta mudando isso, não é a toa que hoje ele é monitor da UFPB. Por fim, eu não consigo enxergar Nadiel sem esse “bum!” de sentimentos e experiências de vida, não consigo ver Nadiel sem lutas, sem tristesas e alegrias, sem emoções, sem companheirismo, sem amor e ódio, sem esperança, sem vitórias, etc., pois a cada dia que passo eu consigo e quero ver mais Nadiel!
3.Desenvolvimento profissional
Como já tinha citado que trabalhava com a dança, futuramente quero especializar-me na área. A dança para mim é uma arte fantástica porque para dominá-la é preciso ter vários conhecimentos no que diz respeito a movimentos, ritmo, coreografias, figurino, etc. Na verdade a tradução dela para mim é como se existisse um sentimento entre a pessoa e a mesma, você tem que tratá-la com carinho e depois mostrar com amor o que criou e através disso, você poderá observar nos olhares do público o verdadeiro sentimento da dança através do espetáculo.
Quando parei por um tempo de dançar, logo após a morte de minha mãe, fiquei sem ânimo pra tudo, até para a dança, fiquei um tempo sem lembrar- me de todos os momentos maravilhosos que passei, mas a intuição foi mais forte e voltei aos palcos da vida por um mínimo tempo.
Em 2007, estudava na UFCG de Pombal ao mesmo tempo em que procurava trabalhar de novo com a dança, se eu que possa chamar de “dança”, falo isso porque não tive estrutura ou base alguma de como fazer certos movimentos e o que eles representavam. Procurei algo que estivesse dentro dos parâmetros da dança, ressaltando fui influenciado por um amigo que cursava dança na UFBA que dizia- me: véi tu dança demais!Comecei correr atrás desse “sonho” e achei uma academia pra dar aulas de forró, pois não é que todo mundo gostou! Foi oito meses de experiência com o ensino da dança e sua metodologia.
Tudo era novo e ao mesmo tempo tão velho, foi quando peguei mais gosto por tudo aquilo, lancei mão da engenharia e parti pra cá, misturando o útil com o agradável e até agora está tudo perfeito. Sempre falo: aonde a dança está estou também!
Sim, meu maior orgulho é o grupo de xote que faço formado por um grupo de 15 meninas que são integrantes do PETI, sou coreografo e nos períodos juninos apresentamos um espetáculo para a população da nossa cidade e outras circunvizinhas.
Todas essas experiências me fazem cada vez mais buscar a dança como refúgio. Agora com a disciplina de dança estou mais animado pra tudo isso, espero absorver tudo e um pouco mais para depois pôr em prática todos meus conhecimentos.
3.Desenvolvimento acadêmico
A disciplina de dança para mim é uma das mais importantes desse período. Não sou um aluno tão aplicado ou pontual, porém esforço-me para está contextualizado dentro da disciplina. Dessa forma nas aulas procuro ser ativo, fazendo perguntas e expondo meu ponto de vista.
As perspectivas são as melhores possíveis, temos uma professora muito aplicada e conhecedora do mundo da dança, isso me faz ficar ansioso para saber o final desse show que intitulo agora de “a educação física e a dança”.
Após serem vistos os assuntos na teoria em sala de aula, sempre fazemos uma parte prática retratando o que foi exposto anteriormente, ficando mais fácil absorver os conteúdos, infelizmente que o tempo é pouco e ficou a desejar na aula de balé, mas ressaltando o assunto e grande e tem muitas nomenclaturas com nomes franceses que é tanto difícil de falar como fazer. Uma coisa que chama bastante a atenção é a utilização de utensílios nas aulas práticas e a interação entre grupos.
Portanto o assunto de dança é muito bem abordado, nos dando uma grande base, principalmente para aqueles que querem de alguma forma querem assumir o papel de professor de dança, o seguinte é esse, que interessa procura todas as formas para adquirir conhecimentos e sempre ser melhor no que faz.
RELAÇÃO ENTRE DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA

A dança e a educação física são áreas distintas do conhecimento humano. Ambas as áreas possuem um corpo de conhecimento específico e existência de cursos de pós-graduação no Brasil.
Uma das semelhanças existentes entre a dança e a educação física é a consistência na utilização de movimentos corporais como foco principal.
Segundo PELLEGRINI (1988), o elemento comum entre a dança e a educação física “é o homem em atividade física” e na visão de PACHECO (1999) ambas as áreas apresentam características comuns como o âmbito motor, além de aspectos artísticos e culturais. Além disso, existem disciplinas em comum nos dois cursos como fisiologia do exercício, biomecânica, etc e nos dois cursos pode-se encontrar objetivos comuns como “desenvolvimento da coordenação motora, do conhecimento do próprio corpo, do sentido rítmico, da flexibilidade e da força muscular”.
É importante enfatizar que ao se falar especificamente das semelhanças existentes na dança e na educação, pode-se falar que além dos dois utilizarem a atividade física, ambos são “fenômenos culturais que acompanham a evolução do homem”, e “já existem antes do aparecimento da educação física e independem dela existir”.
Para GONÇALVES (1994) a educação física é composta por várias formas de atividades físicas, entre elas a dança, o jogo, a ginástica e o desporto.
Uma das semelhanças existentes entre a dança e a educação física é a consistência na utilização de movimentos corporais como foco principal.
Segundo PELLEGRINI (1988), o elemento comum entre a dança e a educação física “é o homem em atividade física” e na visão de PACHECO (1999) ambas as áreas apresentam características comuns como o âmbito motor, além de aspectos artísticos e culturais. Além disso, existem disciplinas em comum nos dois cursos como fisiologia do exercício, biomecânica, etc e nos dois cursos pode-se encontrar objetivos comuns como “desenvolvimento da coordenação motora, do conhecimento do próprio corpo, do sentido rítmico, da flexibilidade e da força muscular”.
É importante enfatizar que ao se falar especificamente das semelhanças existentes na dança e na educação, pode-se falar que além dos dois utilizarem a atividade física, ambos são “fenômenos culturais que acompanham a evolução do homem”, e “já existem antes do aparecimento da educação física e independem dela existir”.
Para GONÇALVES (1994) a educação física é composta por várias formas de atividades físicas, entre elas a dança, o jogo, a ginástica e o desporto.
IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

A dança é a arte de mexer o corpo, normalmente ao ritmo de uma música. Ela pode ser executada seguindo uma seqüência de passos pré-definidos (coreografia) ou pode ser livre, inventada, improvisada seguindo a perspectiva, a liberdade de expressão e a criatividade da pessoa que está dançando.
Atualmente no Brasil a dança é ensinada em locais específicos como clubes e academias. Se pensarmos no ambiente escolar, em algumas instituições a dança é considerada uma atividade extracurricular ensinada fora do horário de aula, em outros estabelecimentos, dependendo do professor, a dança é inserida dentro das aulas de educação física ou é apenas incorporada em eventos comemorativos de datas especiais na escola.
Com relação a semelhanças entre dança e educação física, a principal delas é que ambas as áreas são baseadas no movimento do corpo. Além disso, elas têm objetivos comuns como "desenvolvimento da coordenação motora, do conhecimento do próprio corpo, do sentido rítmico, da flexibilidade e da força muscular" (MACARA, 1987, p. 72 citado por PEREIRA, HUNGER 2006).
Por meio das danças e brincadeiras os alunos poderão conhecer a qualidades do movimento expressivo com leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, fluido/interrompido, intensidade, duração, direção, sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais; conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas; ser capazes de improvisar, de construir coreografias, e, por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas. (PCN – 2000)
A dança tem vínculo direto com a sociedade, isso dar-se pela presença da mesma ao decorrer da evolução das civilizações, apesar disso ainda existe vários preconceitos com relação a quem pode dançar ou o que. Para muitos a dança deve ser praticada apenas por corpos belos, longilíneos, fortes, jovens e muitas vezes apenas por mulheres. Em virtudes desses preconceitos, é importante que ela seja desenvolvida com as crianças a partir da educação infantil para que elas próprias construam seus conceitos, com o intuito de formar cidadãos mais críticos.
Segundo Dalal Achcar, 8 itens acompanham o desenvolvimento da dança e seu enriquecimento para as qualidades humanas: a primeira é a Beleza onde além dos benefícios físicos, dão um verdadeiro porte, naturalidade, elegância e segurança nos movimentos. A Visão assim como os pintores e escultores, e acabam desenvolvendo a capacidade de perceber as formas e linhas, nas suas proporções harmônicas e equilibradas. Precisão na execução e controle pra fortalecer o equilíbrio interno. Coordenação, como saltos e equilíbrios chegam muitas vezes na sua capacidade máxima. Flexibilidade, como liberdade de movimentos, dentro de um controle muscular. Tenacidade, como a qualidade indispensável para a formação de um artista aliada aos atributos essências: estética e musicalidade. Imaginação, pois não existe arte sem imaginação, ela é uma tendência natural, mas pode ser trabalhada e desenvolvida por meio da musica, da poesia, das lendas, da prosa, e ela é importantíssima a complementar o artista. Expressão é a qualidade artística de maior importância não somente na dança, mas em todas as artes. (SHIMIZU, HÚNGARO, SOLAZZI – 2004)
Ainda segundo esses autores, essas características são muito importantes para a formação humana. Dessa maneira a “Dança trata do resgate da própria personalidade, do contato com o lado mais humano através da expressão artística: o indivíduo se expressa e se torna capaz através da Arte que produz e que lhe devolve toda a sua potencialidade de viver e de se realizar plenamente.”
Atualmente no Brasil a dança é ensinada em locais específicos como clubes e academias. Se pensarmos no ambiente escolar, em algumas instituições a dança é considerada uma atividade extracurricular ensinada fora do horário de aula, em outros estabelecimentos, dependendo do professor, a dança é inserida dentro das aulas de educação física ou é apenas incorporada em eventos comemorativos de datas especiais na escola.
Com relação a semelhanças entre dança e educação física, a principal delas é que ambas as áreas são baseadas no movimento do corpo. Além disso, elas têm objetivos comuns como "desenvolvimento da coordenação motora, do conhecimento do próprio corpo, do sentido rítmico, da flexibilidade e da força muscular" (MACARA, 1987, p. 72 citado por PEREIRA, HUNGER 2006).
Por meio das danças e brincadeiras os alunos poderão conhecer a qualidades do movimento expressivo com leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, fluido/interrompido, intensidade, duração, direção, sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais; conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas; ser capazes de improvisar, de construir coreografias, e, por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas. (PCN – 2000)
A dança tem vínculo direto com a sociedade, isso dar-se pela presença da mesma ao decorrer da evolução das civilizações, apesar disso ainda existe vários preconceitos com relação a quem pode dançar ou o que. Para muitos a dança deve ser praticada apenas por corpos belos, longilíneos, fortes, jovens e muitas vezes apenas por mulheres. Em virtudes desses preconceitos, é importante que ela seja desenvolvida com as crianças a partir da educação infantil para que elas próprias construam seus conceitos, com o intuito de formar cidadãos mais críticos.
Segundo Dalal Achcar, 8 itens acompanham o desenvolvimento da dança e seu enriquecimento para as qualidades humanas: a primeira é a Beleza onde além dos benefícios físicos, dão um verdadeiro porte, naturalidade, elegância e segurança nos movimentos. A Visão assim como os pintores e escultores, e acabam desenvolvendo a capacidade de perceber as formas e linhas, nas suas proporções harmônicas e equilibradas. Precisão na execução e controle pra fortalecer o equilíbrio interno. Coordenação, como saltos e equilíbrios chegam muitas vezes na sua capacidade máxima. Flexibilidade, como liberdade de movimentos, dentro de um controle muscular. Tenacidade, como a qualidade indispensável para a formação de um artista aliada aos atributos essências: estética e musicalidade. Imaginação, pois não existe arte sem imaginação, ela é uma tendência natural, mas pode ser trabalhada e desenvolvida por meio da musica, da poesia, das lendas, da prosa, e ela é importantíssima a complementar o artista. Expressão é a qualidade artística de maior importância não somente na dança, mas em todas as artes. (SHIMIZU, HÚNGARO, SOLAZZI – 2004)
Ainda segundo esses autores, essas características são muito importantes para a formação humana. Dessa maneira a “Dança trata do resgate da própria personalidade, do contato com o lado mais humano através da expressão artística: o indivíduo se expressa e se torna capaz através da Arte que produz e que lhe devolve toda a sua potencialidade de viver e de se realizar plenamente.”
RELAÇÃO ENTRE RITMO E MOVIMENTO

Ritmo é o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenômeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação (explícita ou implícita) da duração de sons com o tempo. Quando se rege por regras, chama-se métrica. O estudo do ritmo, entoação e intensidade do discurso chama-se prosódia e é um tópico pertencente à linguística. Na música, todos os instrumentistas lidam com o ritmo, mas é freqüentemente encarado como o domínio principal dos bateristas e percussionistas
O movimento de dança é um tipo de expressão, seja de um pensamento, uma idéia, uma mensagem, um sentimento, ou mesmo de um impulso, de qualquer natureza, de admiração, emoção, alegria, tristeza, revolta, indagação, etc. Existem escolas que ensinam movimentos livres de dança, que não estão vinculados a estilos ou padrões, mas de pura criatividade e impulso. Por outro lado, o mais comum são danças com passos específicos de cada estilo, mas que tiveram todos suas origens em alguma coisa que se quis transmitir, seja individual, de um grupo de pessoas, de uma comunidade, de um povo. É uma das diversas formas de expressão do interior humano, tão rico em mensagens diversas. Por isso a dança é uma arte.
A relação entre ritmo e movimento na dança pode ser entendida pelo tempo utilizado para expressar-se. Independente se a dança é livre ou coreografada é necessário que o bailarino identifique o tempo que ele leva para executar determinado movimento. Para isso ele terá que movimentar-se de uma maneira ritmada respeitando o tempo da música.
O movimento de dança é um tipo de expressão, seja de um pensamento, uma idéia, uma mensagem, um sentimento, ou mesmo de um impulso, de qualquer natureza, de admiração, emoção, alegria, tristeza, revolta, indagação, etc. Existem escolas que ensinam movimentos livres de dança, que não estão vinculados a estilos ou padrões, mas de pura criatividade e impulso. Por outro lado, o mais comum são danças com passos específicos de cada estilo, mas que tiveram todos suas origens em alguma coisa que se quis transmitir, seja individual, de um grupo de pessoas, de uma comunidade, de um povo. É uma das diversas formas de expressão do interior humano, tão rico em mensagens diversas. Por isso a dança é uma arte.
A relação entre ritmo e movimento na dança pode ser entendida pelo tempo utilizado para expressar-se. Independente se a dança é livre ou coreografada é necessário que o bailarino identifique o tempo que ele leva para executar determinado movimento. Para isso ele terá que movimentar-se de uma maneira ritmada respeitando o tempo da música.
BALÉ CLÁSSICO: CONTEXTO, OS PERSONAGENS E AS CONFIGURAÇÕES NO TEMPO, ESPAÇO E VESTIMENTAS

O balé surgiu na Itália no sec. xv, dança que era feita por homens, teve influência das grandes procissões de teatro popular medieval, dos movimentos de danças italianas de esgrima e equitação, elementos da aristocracia francesa e também do drama grego romano e elementos da natureza.
O termo balleto que deu origem ao nome balé, que no início usava-se muita mímica deixando a dança para o segundo plano. A partir disso a dança começou a definir-se em três linhas: danças populares, danças da corte e balletos. Isso se deu através da linha percorrida pelo balé que estreou na rua, foi pra corte, transforma-se em dança de salão e depois aos palcos, tendo um enfoque especial a necessidade do ponto de vista espacial, social e político.
Dividido em três fases: balé romântico (balé da corte e de ação), moderno e contemporâneo. Cada fase teve importância para evolução do balé, dentro essas iremos resumidamente ressaltar tais importâncias.
Fase romântica- Quando o balé estava presente na corte, os reis faziam parte dos espetáculos, os temas geralmente eram relacionados à natureza e seres mitológicos. As apresentações eram vistas em camarotes, valorizando mais o plano horizontal e as figuras geométricas.
Os movimentos começaram a ser dificultados, porém os reis não tinham facilidade de faze- los, a partir desse acontecimento, começa a profissionalização do balé e um novo mundo, mais dinâmico, com a presença da mulher nos espetáculos, com roupas longas e os homens expressando assim a sensualidade e o homem com roupas mais curtas porque diziam que eram quentes.
Fase moderna- Surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russos e Italianos, que disputavam o título de melhor técnica do mundo. Sua principal função era espremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos, sendo como exemplo os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta.
Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito. A roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente.
Fase contemporânea- Teve início no século e ainda preservava o uso das pontas e gestuais muito próximos do Ballet Clássico. Nesse estilo de dança as coreografias diferem do método clássico por não mais haver uma história que siga uma sequência de fatos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos. As roupas usadas na fase Contemporânea são, geralmente, collants e malhas, que dão maior liberdade de movimento aos bailarinos. É o estilo que vem antes da Dança Moderna, esta sim que esquecerá os passos clássicos, dando mais ênfase aos movimentos do corpo.
Balé na Rússia
Na época do auge do balé a Rússia era um país que servia de refúgio para um bom número de bailarinos franceses e italianos, devido a fatores geográficos. Originado do balé francês e do italiano, o balé russo é dotado de uma escola técnica e de um estilo próprio. Seus princípios datam dos começos do séc. XVIII, ao tempo em que foram criadas as escolas dinamarquesas e suecas. As escolas imperiais de balé russo, de São Petersburgo, Moscou e Varsóvia, mereceram desde o início uma atenção toda especial dos czares e da aristocracia.
Na Rússia, o balé teve grande avanço devido o interesse político pela nova arte devido às czarinas nas quais se destacam: Ana Inova, Elizabete petrouna e Catarina a grande.
A organização, os métodos de ensino e o treinamento foram severos e continuamente aperfeiçoados. Tais exigências técnicas aliadas aos dotes físicos e ao temperamento do povo russo, e à riquíssima tradição de danças populares, produziram em dois séculos um balé que revolucionou o mundo, destacando maior valorização ao bailarino.
Sua estruturação se deu por três grandes mestres: Marius Peptida, Enrico Cecchetli e Gustave Jonhasem.
Personalidades importantes do balé em geral
· La Fontaine- primeira mulher a dançar em público
· Maria Salle- encurtou a saia e tira a máscara
· Marie Anne Cupis Camargo- encurta mais a saia e cria novos movimentos
· Maria Taglione- criou a sapatilha
· Domenico Piacenza- codificou o balé
· Pierri- configurou os passos de posição e escreveu o 1° tratado de dança
· Lully- responsável pela transferência do balé dançado nos palácios para o palco
O termo balleto que deu origem ao nome balé, que no início usava-se muita mímica deixando a dança para o segundo plano. A partir disso a dança começou a definir-se em três linhas: danças populares, danças da corte e balletos. Isso se deu através da linha percorrida pelo balé que estreou na rua, foi pra corte, transforma-se em dança de salão e depois aos palcos, tendo um enfoque especial a necessidade do ponto de vista espacial, social e político.
Dividido em três fases: balé romântico (balé da corte e de ação), moderno e contemporâneo. Cada fase teve importância para evolução do balé, dentro essas iremos resumidamente ressaltar tais importâncias.
Fase romântica- Quando o balé estava presente na corte, os reis faziam parte dos espetáculos, os temas geralmente eram relacionados à natureza e seres mitológicos. As apresentações eram vistas em camarotes, valorizando mais o plano horizontal e as figuras geométricas.
Os movimentos começaram a ser dificultados, porém os reis não tinham facilidade de faze- los, a partir desse acontecimento, começa a profissionalização do balé e um novo mundo, mais dinâmico, com a presença da mulher nos espetáculos, com roupas longas e os homens expressando assim a sensualidade e o homem com roupas mais curtas porque diziam que eram quentes.
Fase moderna- Surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russos e Italianos, que disputavam o título de melhor técnica do mundo. Sua principal função era espremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos, sendo como exemplo os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta.
Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito. A roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente.
Fase contemporânea- Teve início no século e ainda preservava o uso das pontas e gestuais muito próximos do Ballet Clássico. Nesse estilo de dança as coreografias diferem do método clássico por não mais haver uma história que siga uma sequência de fatos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos. As roupas usadas na fase Contemporânea são, geralmente, collants e malhas, que dão maior liberdade de movimento aos bailarinos. É o estilo que vem antes da Dança Moderna, esta sim que esquecerá os passos clássicos, dando mais ênfase aos movimentos do corpo.
Balé na Rússia
Na época do auge do balé a Rússia era um país que servia de refúgio para um bom número de bailarinos franceses e italianos, devido a fatores geográficos. Originado do balé francês e do italiano, o balé russo é dotado de uma escola técnica e de um estilo próprio. Seus princípios datam dos começos do séc. XVIII, ao tempo em que foram criadas as escolas dinamarquesas e suecas. As escolas imperiais de balé russo, de São Petersburgo, Moscou e Varsóvia, mereceram desde o início uma atenção toda especial dos czares e da aristocracia.
Na Rússia, o balé teve grande avanço devido o interesse político pela nova arte devido às czarinas nas quais se destacam: Ana Inova, Elizabete petrouna e Catarina a grande.
A organização, os métodos de ensino e o treinamento foram severos e continuamente aperfeiçoados. Tais exigências técnicas aliadas aos dotes físicos e ao temperamento do povo russo, e à riquíssima tradição de danças populares, produziram em dois séculos um balé que revolucionou o mundo, destacando maior valorização ao bailarino.
Sua estruturação se deu por três grandes mestres: Marius Peptida, Enrico Cecchetli e Gustave Jonhasem.
Personalidades importantes do balé em geral
· La Fontaine- primeira mulher a dançar em público
· Maria Salle- encurtou a saia e tira a máscara
· Marie Anne Cupis Camargo- encurta mais a saia e cria novos movimentos
· Maria Taglione- criou a sapatilha
· Domenico Piacenza- codificou o balé
· Pierri- configurou os passos de posição e escreveu o 1° tratado de dança
· Lully- responsável pela transferência do balé dançado nos palácios para o palco
DANÇA MODERNA

Surge no sec. XIX, no ambiente onde a ciência repensa e cria aparelhos para o conforto. Faz critica ao balé clássico por usar a sapatilha de ponta, trabalhando de forma diferente com o pé no chão buscando as raízes e sendo interpretada como uma dança livre.
Faz- se uso de tecidos que são explorados por movimentos subjetivos. Também é caracterizada pela exploração do espaço e pela admiração ao corpo do bailarino, utiliza formas ou movimentos parecidos com a ioga que têm como recursos as contrações de abdômen, parte mais para coreologia usando posições sentadas.
Através da dança moderna fez duas linhas de pensamento: o americano e alemão e através dessas linhas apresentaremos os maiores percussores da dança moderna.
François Delsarte (1811-1871): Foi o primeiro teórico da dança. Trabalhou a relação entre voz, gesto e emoção interior. Está aí a chave da dança moderna: A intensidade do sentimento comanda a intensidade do gesto. Fez com que a dança parecesse ter um só guia: a própria alma humana.
Ideais do Delsartismo:
· Todo corpo é movimentado pela expressão que é a fonte e o motor do gesto, principalmente no torso (tronco).
· Pela contração e pelo relaxamento dos músculos se obtém a expressão.
· “Os três princípios de nosso ser: vida, mente e alma; formam uma trindade”- Tinha o objetivo de obter a partir de exercícios uma perfeita harmonia e por isso conduzir o homem a um alinhamento entre a expressão e o sentido.
· Sua análise sobre anatomia e expressão humana, fundamenta-se em dois princípios: O Princípio da Correspondência (tendo sido criado à imagem divina, o homem manifestava-se em seu ser uma tripla causalidade) e o princípio da Trindade que superava a dualidade corpo-alma através da criação e do espírito, que entendia como sendo de uma mesma e única realidade.
· Estrutura Típica - o corpo humano é composto de três zonas principais: a cabeça (intelecto); o tronco (emoções) e os membros (o que é propriamente físico ou animal)
· Oposições, paralelismo e sucessões: as três grandes ordens do movimento.
· Cada movimento corporal tem um sentido próprio que também corresponde a uma emoção específica.
· Universalização do treinamento artístico através da elaboração de métodos que podem ser utilizados por qualquer pessoa independente de suas limitações físicas.
· Todo homem é artista a partir do momento em que é humano.
· A arte da dança é universal, criada pelo ser humano a partir das condições de sua própria existência.
· Não há arte para o homem que não seja naturalmente humana.
Loie Fuller (1862–1928): Apesar de não ter deixado inspiração, escola, técnica ou teoria, teve uma pequena importância para os palcos: o efeito dos projetores de luz sobre os tecidos. Por toda sua vida estudou esses efeitos. De acordo com a sua forma, ela “esculpia a luz”.
Faz- se uso de tecidos que são explorados por movimentos subjetivos. Também é caracterizada pela exploração do espaço e pela admiração ao corpo do bailarino, utiliza formas ou movimentos parecidos com a ioga que têm como recursos as contrações de abdômen, parte mais para coreologia usando posições sentadas.
Através da dança moderna fez duas linhas de pensamento: o americano e alemão e através dessas linhas apresentaremos os maiores percussores da dança moderna.
François Delsarte (1811-1871): Foi o primeiro teórico da dança. Trabalhou a relação entre voz, gesto e emoção interior. Está aí a chave da dança moderna: A intensidade do sentimento comanda a intensidade do gesto. Fez com que a dança parecesse ter um só guia: a própria alma humana.
Ideais do Delsartismo:
· Todo corpo é movimentado pela expressão que é a fonte e o motor do gesto, principalmente no torso (tronco).
· Pela contração e pelo relaxamento dos músculos se obtém a expressão.
· “Os três princípios de nosso ser: vida, mente e alma; formam uma trindade”- Tinha o objetivo de obter a partir de exercícios uma perfeita harmonia e por isso conduzir o homem a um alinhamento entre a expressão e o sentido.
· Sua análise sobre anatomia e expressão humana, fundamenta-se em dois princípios: O Princípio da Correspondência (tendo sido criado à imagem divina, o homem manifestava-se em seu ser uma tripla causalidade) e o princípio da Trindade que superava a dualidade corpo-alma através da criação e do espírito, que entendia como sendo de uma mesma e única realidade.
· Estrutura Típica - o corpo humano é composto de três zonas principais: a cabeça (intelecto); o tronco (emoções) e os membros (o que é propriamente físico ou animal)
· Oposições, paralelismo e sucessões: as três grandes ordens do movimento.
· Cada movimento corporal tem um sentido próprio que também corresponde a uma emoção específica.
· Universalização do treinamento artístico através da elaboração de métodos que podem ser utilizados por qualquer pessoa independente de suas limitações físicas.
· Todo homem é artista a partir do momento em que é humano.
· A arte da dança é universal, criada pelo ser humano a partir das condições de sua própria existência.
· Não há arte para o homem que não seja naturalmente humana.
Loie Fuller (1862–1928): Apesar de não ter deixado inspiração, escola, técnica ou teoria, teve uma pequena importância para os palcos: o efeito dos projetores de luz sobre os tecidos. Por toda sua vida estudou esses efeitos. De acordo com a sua forma, ela “esculpia a luz”.
Isadora Duncan (1877-1927): É a dançarina pioneira. Apesar de não ter deixado escola, Isadora ficou como inspiração para que outras personalidades fizessem da dança moderna um estilo de dança tão explorado e procurado atualmente. A técnica lhe parece sem interesse: fazer gestos naturais, andar, correr, saltar, mover seus braços, reencontrar o ritmo dos movimentos inatos no homem, perdidos há anos, escutar as pulsações da terra, obedecer às leis da gravitação, feitas atrações e repulsas, de atrações e resistências, conseqüentemente, encontrar uma ligação lógica, onde o movimento não pára, mas se transforma em outro, respirar naturalmente, eis o seu método.
Costumava dançar de cabelos soltos, túnicas esvoaçantes e pés descalços, figurino este que horrorizava o público da época que era acostumado com sapatilhas, penteados e vestidos enormes. Para Isadora, o sentimento deveria ser expresso pelo corpo e pelo espírito.
Costumava dançar de cabelos soltos, túnicas esvoaçantes e pés descalços, figurino este que horrorizava o público da época que era acostumado com sapatilhas, penteados e vestidos enormes. Para Isadora, o sentimento deveria ser expresso pelo corpo e pelo espírito.
Ruth Saint Denis (1878-1968): Ruth Saint Denis, denominada “The first lady of american dance” (A primeira dama da dança americana), faz chegar definitivamente o nascimento da dança moderna. Queria reencontrar o espírito de países e de técnicas de dança que quase nada conhecia. Apenas via vestígios das culturas pelas quais se interessava e a partir delas imaginava uma nova técnica na qual podia se dizer nova, pois cada movimento encontrava seu ponto motor no tronco. Ruth aprofundou-se na idéia de que dançar é exprimir a vida interior.
Ted Shawn (1891-1972): Marido de Saint Denis, de 1916 em diante, introduziu técnicas masculinas vigorosas para realçar a dança como uma carreira para homens. Isso rompia com a tendência admitida na época, destruindo o tabu da discriminação (inconsciente) sexual da dança. Denishawnschool: Foi formada pelo casal Ruth Saint Denis e Ted Shawn em Los Angeles em 1914. Ted Shawn dedicou grande parte de seu tempo a Denishawnschool. Ali se tornou teórico de toda dança moderna, mostrando as relações entre pensamento, gesto e dança. Em primeiro lugar, a escola utiliza a ruptura completa com a dança acadêmica, utilizando as danças orientais, isso mesmo sem conhecer as técnicas e estilos em sua totalidade; apenas usando a essência e a sua imaginação. Por isso uma exigência de uma concentração total.
A escola tinha o objetivo de dar uma formação que ultrapassasse o quadro da preparação corporal para atingir o conjunto da personalidade, inclusive a inteligência e a sensibilidade. Nos métodos, utiliza o treinamento da dança acadêmica descalço sem o uso da sapatilha de ponta (fazendo assim a formação rigorosa do corpo) e desde cedo se apresentando em espetáculos nos palcos. Na técnica, utiliza o tronco como ponto inicial para qualquer movimento; busca reforçar a impulsão nervosa situada no plexo solar, fazendo com que todos os músculos estejam disponíveis para traduzir os impulsos interiores. Dentre as disciplinas que ensinava, estão: anatomia, música, cultura geral e treinamento corporal. Da Denishawnschool saíram Martha Graham e Doris Humprey, grandes nomes da dança moderna.
A escola tinha o objetivo de dar uma formação que ultrapassasse o quadro da preparação corporal para atingir o conjunto da personalidade, inclusive a inteligência e a sensibilidade. Nos métodos, utiliza o treinamento da dança acadêmica descalço sem o uso da sapatilha de ponta (fazendo assim a formação rigorosa do corpo) e desde cedo se apresentando em espetáculos nos palcos. Na técnica, utiliza o tronco como ponto inicial para qualquer movimento; busca reforçar a impulsão nervosa situada no plexo solar, fazendo com que todos os músculos estejam disponíveis para traduzir os impulsos interiores. Dentre as disciplinas que ensinava, estão: anatomia, música, cultura geral e treinamento corporal. Da Denishawnschool saíram Martha Graham e Doris Humprey, grandes nomes da dança moderna.
Doris Humprey (1895-1958): Consegue difundir as disciplinas coreográficas nas universidades americanas.
Martha Graham (1894-1991): Para Martha, o ser humano é a finalidade da ação coreográfica, confrontando com os problemas atuais do mundo. Buscou o movimento do espírito nas profundezas da alma, para mergulhar no desconhecido do ser. Queria, em seus espetáculos, que o espectador não somente acompanhasse a ação, mas penetrasse no mito e extraísse dele os elementos que lhe concernem pessoalmente, que o identificasse aos heróis. Técnicas e movimento:
· Seu gesto fundamental está no tronco e as duas palavras chave de sua técnica são: “Tension-release” (tensão e relaxamento), contrair os músculos e soltar a energia muscular.
· O tronco é o centro do movimento que se expande para fora e para os outros músculos, até os membros.
· A força do gesto acontece em torno da força da emoção.
· O bailarino se transcende, a partir do movimento tem perspectivas espiritualistas e treinamento nervoso e corporal bem definido.
· Ciência da respiração baseada em três pontos essenciais: inspiração-expiração; memória motora e movimento percurtante (poderoso movimento interrompido no auge para que provoque a imaginação do espectador quanto a sua total conclusão).
Merce Cunninghan (1914): Deu a origem ao Pós Moderno, que se baseava em movimentos primitivos, sem intelectualidade e em que se voltasse para o ritual.
Escola Germânica: A história da dança moderna na Alemanha conta com a segunda geração expressionista que marcou a primeira Guerra Mundial. Suas características são: O grotesco; A careta; Humor negro; Rejeição a qualquer espécie de folclore (germânico ou não).
Rudolf Von Laban (1879-1958): Escreveu muitos livros dando grande contribuição para a dança moderna. Acreditava no movimento como denominador comum de todas as ações humanas e na música como evitável na concepção da coreografia. Criou o movimento dentro da noção de espaço de um icosaedro (poliedro de 20 lados). Criou também a relação entre espaço (parceiro móvel do dançarino), movimento e peso (dinâmica do movimento sem “quebra da gravidade” com equilíbrios e desequilíbrios). E entre suas maiores criações estão a “Eukinetiks” (Eukinética= Belos movimentos) e a Labanotation2, sistema de notação coreográfica em gráficos.
Emiles Jacques Dalcroze (1865 – 1950): Criou a Eurritmia, (ginástica rítmica). Esse método foi criado para a aprendizagem da música. Consistia na expressão corporal como representante de ritmos musicais. Não havia sentimento, cada nota musical representava um movimento, é a tradução mecânica da música através do corpo.
Martha Graham (1894-1991): Para Martha, o ser humano é a finalidade da ação coreográfica, confrontando com os problemas atuais do mundo. Buscou o movimento do espírito nas profundezas da alma, para mergulhar no desconhecido do ser. Queria, em seus espetáculos, que o espectador não somente acompanhasse a ação, mas penetrasse no mito e extraísse dele os elementos que lhe concernem pessoalmente, que o identificasse aos heróis. Técnicas e movimento:
· Seu gesto fundamental está no tronco e as duas palavras chave de sua técnica são: “Tension-release” (tensão e relaxamento), contrair os músculos e soltar a energia muscular.
· O tronco é o centro do movimento que se expande para fora e para os outros músculos, até os membros.
· A força do gesto acontece em torno da força da emoção.
· O bailarino se transcende, a partir do movimento tem perspectivas espiritualistas e treinamento nervoso e corporal bem definido.
· Ciência da respiração baseada em três pontos essenciais: inspiração-expiração; memória motora e movimento percurtante (poderoso movimento interrompido no auge para que provoque a imaginação do espectador quanto a sua total conclusão).
Merce Cunninghan (1914): Deu a origem ao Pós Moderno, que se baseava em movimentos primitivos, sem intelectualidade e em que se voltasse para o ritual.
Escola Germânica: A história da dança moderna na Alemanha conta com a segunda geração expressionista que marcou a primeira Guerra Mundial. Suas características são: O grotesco; A careta; Humor negro; Rejeição a qualquer espécie de folclore (germânico ou não).
Rudolf Von Laban (1879-1958): Escreveu muitos livros dando grande contribuição para a dança moderna. Acreditava no movimento como denominador comum de todas as ações humanas e na música como evitável na concepção da coreografia. Criou o movimento dentro da noção de espaço de um icosaedro (poliedro de 20 lados). Criou também a relação entre espaço (parceiro móvel do dançarino), movimento e peso (dinâmica do movimento sem “quebra da gravidade” com equilíbrios e desequilíbrios). E entre suas maiores criações estão a “Eukinetiks” (Eukinética= Belos movimentos) e a Labanotation2, sistema de notação coreográfica em gráficos.
Emiles Jacques Dalcroze (1865 – 1950): Criou a Eurritmia, (ginástica rítmica). Esse método foi criado para a aprendizagem da música. Consistia na expressão corporal como representante de ritmos musicais. Não havia sentimento, cada nota musical representava um movimento, é a tradução mecânica da música através do corpo.
CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS PRÁTICAS
Os assuntos abordados nas aulas práticas foram: ritmo, movimento e balé. As atividades propostas superaram as expectativas. Foram realizados exercícios que envolveram objetos recicláveis e a criatividade dos alunos.
Os primeiros temas foram trabalhados em duas aulas. Na primeira fez-se uso de copos que marcavam batidas no chão acompanhadas com as vozes dos alunos. Na mesma perspectiva a utilização de garrafas pequenas com arroz dentro, trabalhou também nesse mesmo âmbito só que ao invés de sentados realizaram em pé.
Apresentados aos objetivos e a estrutura da dinâmica, os participantes teriam que fazer grupos de 4 pessoas e realizarem movimentos diferentes com os objetos já descritos. Na primeira aula a terceira parte fazia um desuso dos objetos, onde eram escolhidos participantes de forma aleatória e em seguida os mesmos apresentavam os movimentos que criaram, fazendo assim uma “coreografia” na qual os passos não eram sistematizados.
O último tema foi mais complicado, porém mais original. Na aula de balé trabalhamos com as barras e os movimentos essenciais dessa dança de difícil pronunciação e complexidade de movimentos. Mais uma vez, a superação foi além das dificuldades e todos participaram e expuseram seu lado bailarino. Portanto, seria preciso mais uma aula para esse tema para melhor adequação aos nomes dos movimentos.
Os primeiros temas foram trabalhados em duas aulas. Na primeira fez-se uso de copos que marcavam batidas no chão acompanhadas com as vozes dos alunos. Na mesma perspectiva a utilização de garrafas pequenas com arroz dentro, trabalhou também nesse mesmo âmbito só que ao invés de sentados realizaram em pé.
Apresentados aos objetivos e a estrutura da dinâmica, os participantes teriam que fazer grupos de 4 pessoas e realizarem movimentos diferentes com os objetos já descritos. Na primeira aula a terceira parte fazia um desuso dos objetos, onde eram escolhidos participantes de forma aleatória e em seguida os mesmos apresentavam os movimentos que criaram, fazendo assim uma “coreografia” na qual os passos não eram sistematizados.
O último tema foi mais complicado, porém mais original. Na aula de balé trabalhamos com as barras e os movimentos essenciais dessa dança de difícil pronunciação e complexidade de movimentos. Mais uma vez, a superação foi além das dificuldades e todos participaram e expuseram seu lado bailarino. Portanto, seria preciso mais uma aula para esse tema para melhor adequação aos nomes dos movimentos.
CONCLUSÃO
Ao fazermos o portfólio percebemos sua extrema importância, porque conhecemos um pouco mais de nós, apresentamos nossas expectativas para a disciplina de dança e a absorção dos conteúdos em teoria em prática.
ANEXOS
REFERÊNCIAS
REVISTA DIGITAL. PEREIRA, Mariana Lolato e Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França. Dança e Educação Física no Brasil: questões polêmicas. Buenos Aires. Ano 11 n° 96, maio de 2006.
DANÇA MODERNA. Patrícia Vechia. Disponível em: lenderbook.com/danca_moderna/index.asp. Acesso em: 01/04/2010, ás 14 h
BLOG O MUNDO CLÁSSICO. Disponível em: mundoclassico.zip.net/. Acesso em: 01/04/2010, ás: 14h
REVISTA DIGITAL. PEREIRA, Mariana Lolato e Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França. Dança e Educação Física no Brasil: questões polêmicas. Buenos Aires. Ano 11 n° 96, maio de 2006.
DANÇA MODERNA. Patrícia Vechia. Disponível em: lenderbook.com/danca_moderna/index.asp. Acesso em: 01/04/2010, ás 14 h
BLOG O MUNDO CLÁSSICO. Disponível em: mundoclassico.zip.net/. Acesso em: 01/04/2010, ás: 14h
BIBLIOGRAFIAS
Dança e pós-modernidade. Eliane Rodrigues silva
A Dança moderna
Edição da obra em língua portuguesa adquiridos pela.
Edição da obra em língua portuguesa adquiridos pela.
EDITORA NOVA FRONTEIRA S/A. Rio de Janeiro, RJ. Portinari, Maribel
Parâmetros curriculares nacionais: educação física / Secretaria de
Educação Fundamental. - 2. ed. - Rio de Janeiro: DP&A,
2000.
Metodologia do ensino de educação física / coletivo de autores. - São Paulo:
Cortez, 1992. - (Colégio magistério. 2" grau. Serie formação do professor)
O conteúdo “Dança” em aulas de Educação Física: Temos que ensinar?Lívia Tenório Brasileiro
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. Motriz. Vol.3 n.1 junho 1997 p.20-28
Considerações sobre o ensino do ballet clássico
Eliana Caminada 2008 pag. 1-24
A Dança moderna
Edição da obra em língua portuguesa adquiridos pela.
Edição da obra em língua portuguesa adquiridos pela.
EDITORA NOVA FRONTEIRA S/A. Rio de Janeiro, RJ. Portinari, Maribel
Parâmetros curriculares nacionais: educação física / Secretaria de
Educação Fundamental. - 2. ed. - Rio de Janeiro: DP&A,
2000.
Metodologia do ensino de educação física / coletivo de autores. - São Paulo:
Cortez, 1992. - (Colégio magistério. 2" grau. Serie formação do professor)
O conteúdo “Dança” em aulas de Educação Física: Temos que ensinar?Lívia Tenório Brasileiro
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. Motriz. Vol.3 n.1 junho 1997 p.20-28
Considerações sobre o ensino do ballet clássico
Eliana Caminada 2008 pag. 1-24

As origens do Pole Dance vêm da prática do Mallakhamb ( que significa “homem de força” ou “ginástica do poste”), que nada mais é do que ioga praticada em um poste de madeira e com cordas (principalmente praticado na Índia) e existe desde o século XII, no entanto, como disciplina esportiva existe a aproximadamente 250 anos. Outra disciplina, que está diretamente relacionada com o pole dance de hoje, é conhecida como Mallastambha (que significa “ginástica do pilar”), técnica usada pelos antigos lutadores de wrestling para ganhar força e desenvolver os músculos. O mallastambha não é mais praticado nos dias de hoje. O Mallakhamba do poste (pole) ainda é praticado por homens e meninos e o Mallakhamba da corda é praticado por mulheres e meninas.
O Pole Dance, como conhecemos hoje, se originou durante os anos 20, no ápice da Grande Depressão Americana. Tour Fair Shows ( que se originaram do negócio dos tours de circo) viajavam de cidade à cidade divertindo as multidões. Como parte do espetáculo principal, também existiam outros shows paralelos em tendas pequenas ao redor da tenda do circo principal. Uma dessas tendas famosas era conhecida como o show erótico das dançarinas Hoochi Coochi. A palavra Hoochi Coochi se originou do movimento que as dançarinas faziam com o quadril. As garotas dançavam sugestivamente em um palco pequeno em frente às multidões de assovios. Por causa do tamanho das tendas, o poste que segurava a tenda ficava bem na beirada dos pequenos palcos e as dançarinas começaram a se aproximar dos postes e dançar com eles.
O Pole Dance, como conhecemos hoje, se originou durante os anos 20, no ápice da Grande Depressão Americana. Tour Fair Shows ( que se originaram do negócio dos tours de circo) viajavam de cidade à cidade divertindo as multidões. Como parte do espetáculo principal, também existiam outros shows paralelos em tendas pequenas ao redor da tenda do circo principal. Uma dessas tendas famosas era conhecida como o show erótico das dançarinas Hoochi Coochi. A palavra Hoochi Coochi se originou do movimento que as dançarinas faziam com o quadril. As garotas dançavam sugestivamente em um palco pequeno em frente às multidões de assovios. Por causa do tamanho das tendas, o poste que segurava a tenda ficava bem na beirada dos pequenos palcos e as dançarinas começaram a se aproximar dos postes e dançar com eles.
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