
A dança e a educação física são áreas distintas do conhecimento humano. Ambas as áreas possuem um corpo de conhecimento específico e existência de cursos de pós-graduação no Brasil.
Uma das semelhanças existentes entre a dança e a educação física é a consistência na utilização de movimentos corporais como foco principal.
Segundo PELLEGRINI (1988), o elemento comum entre a dança e a educação física “é o homem em atividade física” e na visão de PACHECO (1999) ambas as áreas apresentam características comuns como o âmbito motor, além de aspectos artísticos e culturais. Além disso, existem disciplinas em comum nos dois cursos como fisiologia do exercício, biomecânica, etc e nos dois cursos pode-se encontrar objetivos comuns como “desenvolvimento da coordenação motora, do conhecimento do próprio corpo, do sentido rítmico, da flexibilidade e da força muscular”.
É importante enfatizar que ao se falar especificamente das semelhanças existentes na dança e na educação, pode-se falar que além dos dois utilizarem a atividade física, ambos são “fenômenos culturais que acompanham a evolução do homem”, e “já existem antes do aparecimento da educação física e independem dela existir”.
Para GONÇALVES (1994) a educação física é composta por várias formas de atividades físicas, entre elas a dança, o jogo, a ginástica e o desporto.
Uma das semelhanças existentes entre a dança e a educação física é a consistência na utilização de movimentos corporais como foco principal.
Segundo PELLEGRINI (1988), o elemento comum entre a dança e a educação física “é o homem em atividade física” e na visão de PACHECO (1999) ambas as áreas apresentam características comuns como o âmbito motor, além de aspectos artísticos e culturais. Além disso, existem disciplinas em comum nos dois cursos como fisiologia do exercício, biomecânica, etc e nos dois cursos pode-se encontrar objetivos comuns como “desenvolvimento da coordenação motora, do conhecimento do próprio corpo, do sentido rítmico, da flexibilidade e da força muscular”.
É importante enfatizar que ao se falar especificamente das semelhanças existentes na dança e na educação, pode-se falar que além dos dois utilizarem a atividade física, ambos são “fenômenos culturais que acompanham a evolução do homem”, e “já existem antes do aparecimento da educação física e independem dela existir”.
Para GONÇALVES (1994) a educação física é composta por várias formas de atividades físicas, entre elas a dança, o jogo, a ginástica e o desporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário