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segunda-feira, 3 de maio de 2010

BALÉ CLÁSSICO: CONTEXTO, OS PERSONAGENS E AS CONFIGURAÇÕES NO TEMPO, ESPAÇO E VESTIMENTAS


O balé surgiu na Itália no sec. xv, dança que era feita por homens, teve influência das grandes procissões de teatro popular medieval, dos movimentos de danças italianas de esgrima e equitação, elementos da aristocracia francesa e também do drama grego romano e elementos da natureza.
O termo balleto que deu origem ao nome balé, que no início usava-se muita mímica deixando a dança para o segundo plano. A partir disso a dança começou a definir-se em três linhas: danças populares, danças da corte e balletos. Isso se deu através da linha percorrida pelo balé que estreou na rua, foi pra corte, transforma-se em dança de salão e depois aos palcos, tendo um enfoque especial a necessidade do ponto de vista espacial, social e político.
Dividido em três fases: balé romântico (balé da corte e de ação), moderno e contemporâneo. Cada fase teve importância para evolução do balé, dentro essas iremos resumidamente ressaltar tais importâncias.
Fase romântica- Quando o balé estava presente na corte, os reis faziam parte dos espetáculos, os temas geralmente eram relacionados à natureza e seres mitológicos. As apresentações eram vistas em camarotes, valorizando mais o plano horizontal e as figuras geométricas.
Os movimentos começaram a ser dificultados, porém os reis não tinham facilidade de faze- los, a partir desse acontecimento, começa a profissionalização do balé e um novo mundo, mais dinâmico, com a presença da mulher nos espetáculos, com roupas longas e os homens expressando assim a sensualidade e o homem com roupas mais curtas porque diziam que eram quentes.
Fase moderna- Surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russos e Italianos, que disputavam o título de melhor técnica do mundo. Sua principal função era espremer ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos, sendo como exemplo os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta.
Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito. A roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente.
Fase contemporânea- Teve início no século e ainda preservava o uso das pontas e gestuais muito próximos do Ballet Clássico. Nesse estilo de dança as coreografias diferem do método clássico por não mais haver uma história que siga uma sequência de fatos lógicos, mas sim aqueles passos tradicionais fortemente misturados com sentimentos. As roupas usadas na fase Contemporânea são, geralmente, collants e malhas, que dão maior liberdade de movimento aos bailarinos. É o estilo que vem antes da Dança Moderna, esta sim que esquecerá os passos clássicos, dando mais ênfase aos movimentos do corpo.

Balé na Rússia

Na época do auge do balé a Rússia era um país que servia de refúgio para um bom número de bailarinos franceses e italianos, devido a fatores geográficos. Originado do balé francês e do italiano, o balé russo é dotado de uma escola técnica e de um estilo próprio. Seus princípios datam dos começos do séc. XVIII, ao tempo em que foram criadas as escolas dinamarquesas e suecas. As escolas imperiais de balé russo, de São Petersburgo, Moscou e Varsóvia, mereceram desde o início uma atenção toda especial dos czares e da aristocracia.
Na Rússia, o balé teve grande avanço devido o interesse político pela nova arte devido às czarinas nas quais se destacam: Ana Inova, Elizabete petrouna e Catarina a grande.
A organização, os métodos de ensino e o treinamento foram severos e continuamente aperfeiçoados. Tais exigências técnicas aliadas aos dotes físicos e ao temperamento do povo russo, e à riquíssima tradição de danças populares, produziram em dois séculos um balé que revolucionou o mundo, destacando maior valorização ao bailarino.
Sua estruturação se deu por três grandes mestres: Marius Peptida, Enrico Cecchetli e Gustave Jonhasem.

Personalidades importantes do balé em geral

· La Fontaine- primeira mulher a dançar em público
· Maria Salle- encurtou a saia e tira a máscara
· Marie Anne Cupis Camargo- encurta mais a saia e cria novos movimentos
· Maria Taglione- criou a sapatilha
· Domenico Piacenza- codificou o balé
· Pierri- configurou os passos de posição e escreveu o 1° tratado de dança
· Lully- responsável pela transferência do balé dançado nos palácios para o palco

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