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segunda-feira, 3 de maio de 2010

IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA


A dança é a arte de mexer o corpo, normalmente ao ritmo de uma música. Ela pode ser executada seguindo uma seqüência de passos pré-definidos (coreografia) ou pode ser livre, inventada, improvisada seguindo a perspectiva, a liberdade de expressão e a criatividade da pessoa que está dançando.
Atualmente no Brasil a dança é ensinada em locais específicos como clubes e academias. Se pensarmos no ambiente escolar, em algumas instituições a dança é considerada uma atividade extracurricular ensinada fora do horário de aula, em outros estabelecimentos, dependendo do professor, a dança é inserida dentro das aulas de educação física ou é apenas incorporada em eventos comemorativos de datas especiais na escola.
Com relação a semelhanças entre dança e educação física, a principal delas é que ambas as áreas são baseadas no movimento do corpo. Além disso, elas têm objetivos comuns como "desenvolvimento da coordenação motora, do conhecimento do próprio corpo, do sentido rítmico, da flexibilidade e da força muscular" (MACARA, 1987, p. 72 citado por PEREIRA, HUNGER 2006).
Por meio das danças e brincadeiras os alunos poderão conhecer a qualidades do movimento expressivo com leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, fluido/interrompido, intensidade, duração, direção, sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais; conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas; ser capazes de improvisar, de construir coreografias, e, por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas. (PCN – 2000)
A dança tem vínculo direto com a sociedade, isso dar-se pela presença da mesma ao decorrer da evolução das civilizações, apesar disso ainda existe vários preconceitos com relação a quem pode dançar ou o que. Para muitos a dança deve ser praticada apenas por corpos belos, longilíneos, fortes, jovens e muitas vezes apenas por mulheres. Em virtudes desses preconceitos, é importante que ela seja desenvolvida com as crianças a partir da educação infantil para que elas próprias construam seus conceitos, com o intuito de formar cidadãos mais críticos.
Segundo Dalal Achcar, 8 itens acompanham o desenvolvimento da dança e seu enriquecimento para as qualidades humanas: a primeira é a Beleza onde além dos benefícios físicos, dão um verdadeiro porte, naturalidade, elegância e segurança nos movimentos. A Visão assim como os pintores e escultores, e acabam desenvolvendo a capacidade de perceber as formas e linhas, nas suas proporções harmônicas e equilibradas. Precisão na execução e controle pra fortalecer o equilíbrio interno. Coordenação, como saltos e equilíbrios chegam muitas vezes na sua capacidade máxima. Flexibilidade, como liberdade de movimentos, dentro de um controle muscular. Tenacidade, como a qualidade indispensável para a formação de um artista aliada aos atributos essências: estética e musicalidade. Imaginação, pois não existe arte sem imaginação, ela é uma tendência natural, mas pode ser trabalhada e desenvolvida por meio da musica, da poesia, das lendas, da prosa, e ela é importantíssima a complementar o artista. Expressão é a qualidade artística de maior importância não somente na dança, mas em todas as artes. (SHIMIZU, HÚNGARO, SOLAZZI – 2004)
Ainda segundo esses autores, essas características são muito importantes para a formação humana. Dessa maneira a “Dança trata do resgate da própria personalidade, do contato com o lado mais humano através da expressão artística: o indivíduo se expressa e se torna capaz através da Arte que produz e que lhe devolve toda a sua potencialidade de viver e de se realizar plenamente.”

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